O que é cirurgia bariátrica

Cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia de redução de estômago ou cirurgia de obesidade, é atualmente a opção mais eficaz no tratamento da obesidade grave. Existem alguns procedimentos que recebem esse nome, sendo os mais utilizados em todo o mundo o “Bypass” Gástrico ou Gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux” (anteriormente chamado de gastroplastia a Fobi-Capella) e o “Sleeve” ou Gastrectomia Vertical. De maneira geral, estas operações reduzem o tamanho do estômago, limitando a quantidade de alimentos que o paciente consegue ingerir. Estas cirurgias também reduzem a absorção de alimentos e interferem em mecanismos hormonais reduzindo a fome e favorecendo a saciedade. Estes procedimentos são considerados Cirurgias Metabólicas, pois alteram o metabolismo do organismo, sendo uma estratégia eficaz na cura de algumas formas de Diabetes.

Os pacientes submetidos a cirurgia bariátrica costumam perder de 35% a 45% de seu peso inicial em um período médio de 2 anos. Estes resultados, porém, são extremamente dependentes do comprometimento do paciente com o tratamento, adesão às orientações da equipe cirúrgica e da frequência às consultas pós-operatórias com a equipe.

Atualmente todas as cirurgias bariátricas e metabólicas são realizadas por via laparoscópica, técnica menos traumática que dispensa a abertura do abdome e que permite um pós-operatório mais confortável, reduzindo riscos e o tempo de internação hospitalar.

Veja agora se você é apto a passar pela cirurgia bariátrica